"PLATAFORMA DE COOPERAÇÃO" DESBLOQUEIA BUROCRACIA DE ENVIO DE CONTENTOR

Após a realização da primeira fase do processo de ajuda a Moçambique, com o voluntariado de cooperação, a Humanitarius tem-se desmultiplicado em contactos com as entidades Moçambicanas e Portuguesas, no sentido de agilizar o processo de envio do contentor humanitário, que ainda está por sair de Portimão. As complicações que atrasaram o processo de envio, surgiram devido á falta de financiamento, numa primeira fase, depois, numa segunda fase, por falta de coordenação entre as entidades oficiais, que no território serão receptadoras do contentor. A situação não é nova, e justifica-se devido que a Humanitarius-Internacional, ainda não teria sido reconhecida pelo Governo Moçambicano, como ONG operante no território. As burocracias institucionais, não ajudaram em nada ao "desemperrar" do processo, que ao contrário da Guiné-Bissau, apesar de tudo, sempre tem sido mais ágil. Após o regresso a Portugal da equipa de voluntários na missão de 3 semanas, o coordenador da organização ainda no terreno, concertou após as festas de Natal e Ano Novo, uma série de reuniões com as representações legais no território, tendo sido recebido em audiência pelo Sr. Bispo de Cabo Delgado, incluindo a Embaixada Portuguesa em Maputo, despertando-os para o problema. Segundo uma nota do Gabinete dos Assuntos e Relações Internacionais do Governo Moçambicano, a situação já estará a ser desbloqueada, onde se prevê a saída do contentor de Portugal para Pemba num curto espaço de tempo. A Humanitarius, tem como entidades beneficiárias as seguintes instituições:

Agrupamento de Escolinhas da Paróquia de Pemba, Aldeia SOS Criança, Escola de Santa Teresinha de Lioce, Centro de Saúde de Chúiba, Hospital Provincial de Pemba, para além de algumas comunidades locais.

Á chegada do contentor, estará presente uma delegação da Humanitarius, que seguirá a Cabo Delgado para supervisionar e coordenar com as instituições locais a respectiva entrega das doações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA