«No mundo, há gente notável!»

06/05/10

ACÇÃO INTERNACIONAL DA HUMANITARIUS, VAI TER DELEGAÇÃO EM MOÇAMBIQUE

A ideia é agilizar, o campo de trabalho da ONG Algarvia, com novos quadros, novas competências, novas acções. Depois da Guiné-Bissau, onde durante três anos consecutivos, a Associação Humanitária de Apoio Social, prestou a sua colaboração, onde para o efeito rubricou a 21 de Abril, mais 3 protocolos de cooperação, a Humanitarius, vai instalar a sua primeira Delegação Africana em Moçambique. Fora da região africana, a Associação pretende através dos seus delegados localizados, abrir uma janela futura em Timor.
Os Enfermeiros, Fátima Peneiras e Luis Isqueiro, que desenvolvem neste momento um projecto de formação continua em Dili, no âmbito da saúde, contando com outras colaborações de quadros experientes, na Emergência Médica, TAE e pré-hospitalar.
Já para Bissau, a Médica Ana Lopes, (Hospital de Faro), abre horizontes na tipologia de consultas Online, com um vasto programa de Tele-Medicina, que começará a dar resultados, ainda este ano.
Em Moçambique, João Almeida e Marco Bettencourt, irão instalar a ONG em Pemba (Cabo Delgado), iniciarão o seu projecto local, graças a uma articulação da ARS-Algarve e Hospital de Faro, através de uma linha de doações, no âmbito da saúde pùblica, mas que para a Humanitarius, poderá não ficar por aqui. Educação, Apoio Social, Formação e Saúde, são pontos estratégicos da operacionalidade da ONG Algarvia.
Dentro de dias, parte então essa delegação algarvia, rumo a Moçambique, onde todos os contactos, se têm mostrado receptivos.

ANA FILIPA SILVA, ASSUME A PRESIDENCIA DE DIRECÇÃO DA HUMANITARIUS, QUE TEM AGORA "COMANDO" NO FEMININO

Ana Filipa Silva, assume a Presidência da Direcção da Humanitarius.
26 Anos, Casada, Funcionária Administrativa, sócia nº 012 da A.H.A.S.I., disponivél para o cargo, substitui Jorge Baptista, que por motivos pessoais e indisponibilidade profissional, abdicou do cargo em Janeiro deste ano. Jorge Baptista, sócio-fundador da Humanitarius, enquadra actualmente o lugar de sócio-honorário fundador desta Associação de Apoio Social internacional.
Ana Filipa, propôs em Assembleia Geral, assumir o cargo, prometendo nova dinãmica nas funções que a partir de agora agora ocupa, após a Acta de Assembleia Geral, ter sido rubricada e publicada.
A nova Presidente da Humanitarius, mostra-se para já empenhada em promover a angariação de associados, imprimir uma nova dinãmica associativa, e reforçou o seu apoio á Coordenação Geral de Projectos, que, segundo garante - "É preciso valorizar, todo o trabalho interno de quem se traduzido em resultados dentro do esperado, desde os primeiros anos de vida desta organização e que graças a uma boa gestão, empenho e dedicação, elevam o bom nome da instituição, assim como todo o trabalho realizado nas causas que merecem ter continuidade." - Destaca a jovem Presidente.
Refira-se, que a nova indigitada no cargo, promete agilizar conjuntamente com a Assembleia Geral, um novo plano de trabalho, que inclusivê possa regionalmente, dar resposta a muitos casos preocupantes. Ana Filipa, destaca que a colaboração da Humanitarius em prol da ajuda pública ao desenvolvimento na Guiné-Bissau, tem dominado o papel interventivo da Associação, mas que, não pode ficar por aqui, assegura... há muito para fazer.
João Almeida Tavares, Coordenador Geral de Projectos, e actual Presidente da Assembleia Geral da Humanitarius, pondera neste momento a continuidade no cargo, embora assuma, que poderá vir a garantir o seu trabalho, apenas e só, no âmbito da coordenação.
O Actual quadro de composição dos corpos gerentes, publicado em Acta, após Assembleia Geral Extraordinária, realizada em 5 de Janeiro de 2010, (consta no Livro Mod.101, Folhas 6 e 7), garante os seguintes corpos:
- Presidente de Direcção: (indigitada) ANA FILIPA SILVA
- Presidente da Assembleia Geral: JOÃO ALMEIDA TAVARES
- Presidente do Conselho Fiscal: MARIA HELENA DUARTE