Mensagens

A mostrar mensagens de Março 30, 2009

HUMANITARIUS, DÁ APOIO A FAMILIA DE BUBA

Imagem
Não basta só levar donativos, não basta só requalificar escolas e centros de saúde, o apoio social começa justamente na ajuda directa a casos de pessoas com situações de grandes carências. Cadi de seu nome, mulher de 3o e poucos anos, tal como outras muitas mulheres africanas, são as vítimas da pobreza extrema, embora trabalhem árduamente. Esta mulher, que deu á luz filhos fruto das suas relações, acabou sózinha com os seus filhos, não sabe o que é planeamento familiar. Não sabe do que se trata. Sabe que a vida a condenou a trabalhar para uma familia, onde até as crianças são a sua ajuda. Vai para a baixa mar, no rio grande de Buba, apanhar peixe ainda de madrugada, com a ajuda de uma rede, e do seu filho de 12 anos...Henrique, a ajuda preciosa da casa. Não tem homem, e tem para sustentar 7 bocas. A sua velha mãe, de setenta e poucos anos, uma sobrinha também ela grávida, duas meninas de 6 e 9 anos, e ainda a agravar um bébe de 2 anos e outro de 4 anos. Trabalha de sol a sol, quando nã…

HUMANITARIUS, NO "PORTUGAL EM DIRECTO"

Imagem
Amanhã dia 31.Março, entre as 14h e as 15h, a Humanitarius, vai estar no Portugal em Directo, simultaneo com a RDP África, e RDP Internacional. A proposta da RDP visa dar visibilidade, ao trabalho desenvolvido na Guiné-Bissau, fazer uma oscultação sobre como decorreu esta jornada realizada pela segunda vez a esta zona da África quente. Pode escutar via Online, basta clicar no link abaixo. http://tv1.rtp.pt/wportal/popups/player.php?canal=5

ENFERMARIA DA MISSÃO CATÓLICA DE BUBA RECEBEU DONATIVOS

Imagem
Mobiliário, de apoio clinico, Marquesa de tratamento, material farmacêutico entre muitos outros donativos, foram entregues á Missão de Buba. Esta missão, recebe diáriamente, crianças e mulheres, que por motivos vários ali recorrem, para que as irmãs voluntárias desta missão as possa tratar das suas maleitas. O espaço, ainda é novo, e faltam muitas coisas, mas vontade, asseio, dedicação e disponibilidade não falta. Enquanto a delegação humanitária ali esteve, verificou que diáriamente, as filas crescem para receber o tratamento carinhoso e atencioso das irmãs-enfermeiras, desta missão. Os donativos, correspondem ás Farmácias "CENTRAL" e TRÊS BICOS" de Portimão, ainda outros donativos, como Colchões e estrados, doados pelo Sr. Vasco Carapucinha, empresário Portimonense.

GOVERNO DA GUINÉ, RECEBEU EXPEDIÇÃO HUMANITARIA

Imagem
O Ministro da Administração do Território da Guiné-Bissau, Chefes de gabinete, além do Secretário de Estado do mesmo ministério, receberam os expedicionários, para agradecer o esforço feito pelos Algarvios, na ajuda e apoio social ao seu país, sobretudo ás familias carenciadas e escolas mais deficitárias do interior. O governante, ouviu a apresentação generalizada dos projectos, e deu garantias de uma supervisão rigorosa e todo o apoio, quanto ás obras em curso. Para tal, este ministério atribuiu a Loa NaTcharre, (anterior administrador local), o titulo de observador responsável, mandatado para fiscalizar e dar prosseguimento a todos os detalhes dos projectos. O Ministro, fez questão de agradecer ás Autarquias pelo apoio dado, ás entidades oficiais como o IPAD, e ainda a todos os empresários e gente anónima que fez engrossar o contentor humanitário, no qual a associação foi portadora para a Guiné-Bissau.

GOVERNO DA GUINÉ, RECEBEU EXPEDICIONÁRIOS

OBRAS NO CENTRO DE SAÚDE DECORREM E ESCOLA DE BUBA TAMBÉM

Imagem
As obras de requalificação do Pavilhão escolar da C+S de Buba, já começaram, embora sem a supervisão da Humanitarius, devido aos "timing´s" que derraparam devido a sucessivos atrasos da chegada do contentor. Após um levantamento rigoroso, no planeamento e execução das obras, a Direcção Regional de Educação de Quinara (Região administrativa de Buba), assumiu a responsabilidade, pela execução até finais de Maio. João Almeida, explica os motivos destas alterações: "O processo sofreu um revez quanto á fiscalização das obras, porque não era possível continuar mais tempo no território. Primeiro porque o país parou 5 dias com o Carnaval, depois foram os trágicos acontecimentos internos da Guiné, e só 9 dias depois, a administração pública começou a funcionar. Embora o levantamento tenha sido acautelado e rigoroso, não deixámos de fazer cerca de 3800 Km na Guiné. Ora...chegou o contentor, e pussemos mãos á obra, em simultaneo com a entrega dos donativos. Não podíamos esperar ma…

IMAGEM DO BLOGUE, IGUAL AO CRIATIVO DO SITE

A mudança, marca o final de um projecto, que embora ainda em execução, abre portas a outras iniciativas de Portugal para África, incluindo outros destinos no quadro dos PALOP´S. O criativo deste blogue, passa agora a ser o mesmo do site da associação. Num entanto, será aqui a casa de toda a informação relativa aos projectos Saude-Alerta e Escola para todos.

MISSÃO CUMPRIDA -COMUNICADO- (Parte 1)

Imagem
(Comunicado da Coordenação de Projectos) "MISSÃO CUMPRIDA" Em primeiro lugar, as nossas maiores desculpas, pelo facto de este blogue, não ter sido actualizado a partir da Guiné, ou durante os percursos de viagem. A comunicação para o exterior, se nunca foi fácil nestes países, talvez agora esteja mais deficitária. Daí, as grandes dificuldades em gerir ou disponibilizar informação, muito menos publicar. Mas, agora que chegámos, tanta coisa á a escrever. Pode-se dizer que, qualquer dos projectos, desenvolvidos por nós na Guiné-Bissau, decorreram, mais ou menos, dentro das nossas prespectivas. Mas, não foi fácil! Foram várias as dificuldades, os obstáculos, mas apesar de tudo conseguimos ultrapassar as maiores barreiras. Disso escreverei algumas linhas, em próximas comunicações. Felizmente que este blogue, é lido em Portugal, Guiné e outros países. Fico muito feliz com tais visitas. Graças ao empenho, dedicação, coragem e sobretudo o altruismo da equipa que me acompanhou, referi…