MISSÃO CUMPRIDA -COMUNICADO- (Parte 1)

(Comunicado da Coordenação de Projectos)
"MISSÃO CUMPRIDA"
Em primeiro lugar, as nossas maiores desculpas, pelo facto de este blogue, não ter sido actualizado a partir da Guiné, ou durante os percursos de viagem. A comunicação para o exterior, se nunca foi fácil nestes países, talvez agora esteja mais deficitária. Daí, as grandes dificuldades em gerir ou disponibilizar informação, muito menos publicar. Mas, agora que chegámos, tanta coisa á a escrever.
Pode-se dizer que, qualquer dos projectos, desenvolvidos por nós na Guiné-Bissau, decorreram, mais ou menos, dentro das nossas prespectivas.
Mas, não foi fácil!
Foram várias as dificuldades, os obstáculos, mas apesar de tudo conseguimos ultrapassar as maiores barreiras. Disso escreverei algumas linhas, em próximas comunicações. Felizmente que este blogue, é lido em Portugal, Guiné e outros países. Fico muito feliz com tais visitas. Graças ao empenho, dedicação, coragem e sobretudo o altruismo da equipa que me acompanhou, referindo-me á Helena Duarte, André Cadete, tal como a colaboração do António Camilo, foi possivel concretizar na totalidade, a distribuição dos donativos, assim como pôr em marcha as obras de requalificação do Centro de Saúde de Buba e da Escola C+S de Buba.
As várias instituições na Guiné-Bissau, Cooperação Portuguesa, UN, Embaixada Portuguesa, Governo da Guiné-Bissau, entre outras, deram o maior apoio, mas...apesar de todas as disponibilidades institucionais e diplomáticas, foi fundamental, acreditar na minha equipa, aquela que arriscou muito, para atingir o momento final...ou seja, entregar em mãos, os donativos dos algarvios.
Disso, nunca tive dúvidas. Conseguimos!
Mas, convêm lembrar, que esta coisa de ser "Humanitário", tem que se lhe diga. É fácil aceitar o apelo, mas mais dificil é, ter a capacidade de integração, dedicação e até a coragem para "digerir", situações mais adversas ou inesperadas.
Cabe-me aqui, fazer acrescento sobre a pessoa do meu colega e amigo Jorge Baptista, que acredito, sinta verdadeiramente o desalento, de não poder acompanhar esta operação, devido aos condicionalismos de datas de permanência no território. Seria incorrecto, se não reconhece-se com verdade, que este colega, lamenta o facto de não poder partilhar desses momentos, mas as coisas são assim e ninguém esperava tais atrasos. Agora convém lembrar, que não seria correcto da nossa parte, embora também a nós expedicionários, estivesse a criar-nos problemas com os atrasos, deixar "ao deus dará...", na Guiné, um contentor de 43 toneladas de donativos, que certamente nunca chegaria ao destino final.
Prometi a todas as instituições Portuguesas que em nós acreditaram, fazer chegar todos os donativos, ás populações mais carenciadas e isso, foi uma prioridade para todos nós.
Prometi cumprir com todos os objectivos, com rigor e equidade...e cumpri.
Agora, que chegámos a Portugal, ainda na "ressaca" de uma viagem dura, cheia de emoções, rica de humanismo, que reforçam a convicção, de que afinal valia a pena. Não tenho dúvidas!
Resta-me agradecer, a todas as pessoas, empresários, doadores anónimos, instituições públicas e de orgãos de estado, aos Senhores Consul de Portugal, Embaixador de Portugal na Guiné, Senhor Presidente do IPAD, Sr. Adido da Cooperação Portuguesa e aos Senhores Ministro da Administração do Território, Srª Ministra dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, por toda a disponibilidade, carinho e respeito para com estes projectos de ajuda e apoio social á Guiné.
A Coordenação
João Almeida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA