«No mundo, há gente notável!»

14/04/10

DOAÇÃO DE EQUIPAMENTOS, INSTALAÇÃO E FORMAÇÃO, MOBILIZA INTERESSE DA ARS-ALGARVE A MOÇAMBIQUE

Hospital de PEMBA (Moçambique), vai nos próximos meses, receber um equipamento de Radiologia (RX), com dois suportes de laboratório e revelação, das "chapas".
Dadas, as necessidades, deste equipamento, que se encontra em estado de conservação óptimo, devidamente manutenciados, técnicamente, o Hospital de Pemba (região Norte) de Moçambique, á muito que tinha dificuldades neste serviço. Após uma visita de Manuel Filipe (Observador técnico), foi construído um dossier das dificuldades, falhas de equipamentos e materiais de uso clínico. Assim que a Humanitarius, tomou conhecimento dessas dificuldades, articulou com a Médica Ana Lopes do Hospital de Faro, esforços no sentido de se conseguir um equipamento desta envergadura.
A ARS - Algarve, prontificou-se a fazer a doação desse material, que dentro de pouco tempo, seguirá rumo a Moçambique, com a supervisão da Humanitarius.
Após uma reunião com a Coordenadora dos serviços de radiologia, Drª Paula Simãozinho, estudou-se uma plataforma de cooperação onde dá lugar a duas frentes de formação sobre radiologia e ortopedia, em Pemba.
Da reunião decorrida na ARS-Algarve, hoje (14.Abril), desenhou-se a importancia destas duas frentes de cooperação, a par do envio dos equipamentos de radiologia.
O Coordenador da Humanitarius, vai acompanhar o processo de instalação dos meios em Pemba, e fará um relatório sobre outras necessidades no sector da saúde naquela cidade Moçambicana.
A tipologia desta cooperação, assenta num protocolo de apoio sem fins lucrativos, na ajuda á saúde das populações.
A ARS-ALGARVE, junta-se ao grupo dos doadores á saúde em África.