«No mundo, há gente notável!»

22/04/08

SAÚDE DOENTE NO SUL DA GUINÉ

Bastou olhar, com olhos de ver, para nos apercebermos das grandes dificuldades com que se debatem os utentes e enfermeiro daquele a que chamam "Centro hospitalar de Buba". Sem recursos, o centro de atendimento, inventa...faz o que pode, para dar resposta aos casos mais graves. Cada mulher que ali recorre para dar á luz, sabe que corre muitos riscos. Falta tudo, desde material de tratamento, consumiveis para curativos, e até o equipamento é miserável. Ora se este ultimo adjectivo choca, então convêm ver as fotos para se ter uma ideia do funcionamento do espaço.

SAÚDE ALERTA, vai mobilizar profissionais de saúde, voluntários para ajudar na recuperação do espaço que se pretende novo. Com muito pouco, se pode dar muito. Enviaremos por contentor todos os materiais e equipamentos. Chegados á Guiné a nossa equipa "Alerta", passará ao plano de trabalho, e prometemos em 30 dias ter um espaço com a melhor dignidade para o atendimento aos populares de Buba.

Saúde Alerta, não precisa de muito. Nós construiremos esse novo espaço, basta um pouco de vontade, disponibilidade e solidariedade e cada momento, cada gesto, cada utente que visite o espaço, terá por lá um pouco de todos nós.

CONTACTOS: REDE SAUDE ALERTA (RSA) 91 909 25 40 / 96 012 00 94 (Coordenador: João Almeida)

NOVO SITIO, NOVO PROJECTO, COM O MESMO RIGOR

Depois de desenvolver em 2008 o projecto Escola Para todos, que levou á Guiné em Fevereiro/Março, 13 toneladas de donativos para as escolas do interior, e familias carenciadas das tabancas mais tradicionais, eis que das preocupações trazidas do território, nos motiva a desenvolver outra grande campanha com o nosso apoio.
Chama-se "Saúde Alerta", visa dar um contributo muito importante a pessoas que nos deixaram de coração delicerado.
Buba, cidade da região de Quinara, a sul da Guiné, tem actualmente um centro de saude que apesar de desumano, sem dignidade apela á nossa ajuda.
E basta um pequenino gesto de solidariedade. - Madeiras, pregos, tintas, vernizes, cal, gesso e outros materiais. Basta que cada um dos empresários Algarvios dê um pouco da sua boa vontade, nós "Movimento de ajuda á recuperação", lá mesmo no local desenvolveremos a recuperação desse espaço, aplicaremos todos os materiais necessários, exigiremos a boa conservação do espaço e sua manutenção, repararemos equipamentos que estão avariados ou danificados, e daremos um NOVO ESPAÇO a uma população tão querida como a de Buba, cidade em vias de geminação com Portimão.
A empresas hospitalares e centros de saúde que tenham materiais e equipamentos "Abatidos", que nos possam doar esses equipamentos farão uma enorme falta a este espaço que queremos recuperar.
Buba fica a cerca de 200 Km de Bissau onde a distância é dificultada pela falta de um transporte com dignidade para doentes até á capital. A Cidade não tem uma ambulancia operacional.
Queremos registar essa mudança. Queremos dar resposta a um apelo desesperado das gentes de Buba. Para isso, basta um pouco de vontade, de solidariedade e nós Saúde Alerta, construiremos um espaço digno de seu nome CENTRO DE SAÚDE DE BUBA.
Dentro de dias, o Algarve vai ouvir falar deste projecto...
João Almeida
Coordenador
APOIO: IPAD - CM-PORTIMÃO - CM