«No mundo, há gente notável!»

13/12/08

GEMINAÇÃO ENTRE PORTIMÃO E BUBA COM "AJUDA" DA HUMANITARIUS

O Acordo de geminação entre Portimão e Buba, está ser mediado desde Maio, pela Humanitarius a convite de Loa NaTcharre, Presidente do Municipio de Buba.
Embora a utilização do termo "cidade geminada", tenha vindo a ser uma "bandeira" de cartaz por outras instituições, a verdade é que esta cidade, ainda não está oficialmente geminada como cidade irmã com Portimão.
O processo tem sido alvo de avanços e recuos, sem que tivesse até agora sido rubricado, entre as partes. Num entanto, após uma reunião entre o Vice-Presidente da Camara de Portimão e a Humanitarius, tudo ficou em aberto.
A humanitarius, vai ser a mensageira deste protocolo que será rubricado em Fevereiro á partida da Expedição, retornando a Portimão já rubricado pelo municipio de Buba.
Já existem alguns pontos de estreita colaboração ente as partes, onde já existem linhas de apoio definidas pelo municipio portimonense, que serão revelados publicamente em Fevereiro de 2009.

PROJECTOS ORIENTADOS PARA A GUINÉ

A coordenação de projectos de apoio social para Buba (sul da Guiné) a partir do Algarve, estão a ser orientados pela Humanitarius, Associação Humanitária de Apoio Social Internacional.
A procuração oficial, do Municipio de Buba sob a égide do Governo da Republica da Guiné-Bissau, atribuiram essa coordenação a esta Associação, com base na valorização e relevancia dos projectos de apoio social e ajuda directa ao desenvolvimento.
Num entanto, a tipologia destes projectos não se confinam só a Buba, existem outros de grande importancia social, que contribuirão para ajudar outras zonas do território.
PROJECTOS JÁ DEFINIDOS
Educação: "Escola para todos" , engloba 3 tipos de programas integrados:
"Ler e Conhecer" (Criação de uma rede de centro de estudo de proximidade)
"Nós e a Guiné" (Programa inter-escolas de colaboração directa Alentejo/Guiné)
"ALICERCE" (Acabamento em obra do Pav. Escolar da C+S de Buba)
Saúde: "Saúde-Alerta" (Requalificação do Centro de Saúde de Buba)
A Humanitarius, vai entregar pessoalmente um Dossier dos projectos de continuidade, ao Sr. Primeiro-Ministro da Guiné Sr. Carlos Gomes Júnior.