«No mundo, há gente notável!»

18/11/08

2ª EXPEDIÇÃO ALGARVE-GUINÉ JÁ TEM CALENDÁRIO

EXPEDICIONÁRIOS, APELAM A QUEM QUEIRA FAZER OS SEUS DONATIVOS, PARA BUBA NA GUINÉ. A EQUIPA VAI ENTREGAR PESSOALMENTE Á POPULAÇÃO.
Caso tudo corra como o previsto, a equipa da expedição humanitária Algarve-Guiné, parte ás 11h da manhã de 6 de Fevereiro de 2009, rumo á Guiné (Buba). A 2ª Expedição terrestre acontece numa altura, em que esta localidade a sul da Guiné, já tem desenhado o seu acordo de geminação com a sua cidade "irmã", Portimão. A equipa que em Fevereiro de 2008, levou donativos para o sector educativo, para além de muitas outras coisas, que totalizaram 13 toneladas de material de ajuda e apoio social, vai de novo cooperar num projecto mais ambicioso, mas de grande relevãncia. Trata-se de requalificar em obra, o Centro de Saúde de Buba. Mas o nosso calendário de trabalho já começou. A recolha de donativos que seguirão por via marítima em contentor, que incluí materiais para "dar cara nova" a esta unidade de saúde, roupas, brinquedos, equipamentos de apoio á saúde, cadeiras e carteiras para escolas, lençois, e muitas outras coisas.
O itenerário é justamente o mesmo. Só no Senegal, é que seguiremos outro roteiro via Zinguichor/Gambia. Para além de aparentemente, ser mais rápido, é simultaneamente mais seguro, visto que por experiência, não se aconselha a travessia da Mauritania para o Senegal por ROSSO.
Embora se saiba que o Senegal é dos países mais desenvolvidos de toda a Africa Ocidental, estas zonas de fronteira no interior, como o "Portão", é complicada, sobretudo para os viajantes mais incautos. Ali, caso não tenha contratado um "escolta" (aconselhado pela embaixada em Portugal), corre o risco de ter problemas com alguns "controladores do sistema". Por essa razão, a equipa optou por desviar o rumo para outras bandas.
Quanto ao destino, são 11 mil Km (ida e volta), até uma Guiné que nos espera com a simpatia e alegria do costume. Levamos o nome Algarve connosco, para esta nossa 2ª Expedição. Curiosamente, outros "Aventureiros" querem acompanhar-nos nesta viagem. Uns de carro, outros de Jeep, e se calhar até Fevereiro ainda teremos alguns de moto. Vai ser uma viagem extraordinária. Mas, sem sair do motivo principal e que nos move até á Guiné, é justamente dar o nosso contributo para minimizar as muitas carências deste povo. Vamos com a convicção de que faremos o que tem de ser feito. Seguimos motivados pela causa que defendemos. Vamos cruzar 7 Países. Vamos ao encontro da África negra, cheia de emoções, místicismo, alegria e muita adrenalina.
Caso queira dar o seu contributo, saiba o que o povo de Buba precisa:
- Roupa
- Calçado
- Brinquedos
- Cadernos e outro material escolar
- Lençois (centro de Saúde)
- Acessórios escolares
Até dia 10 de Janeiro, a HUMANITARIUS (Associação Humanitaria e de Apoio Social) recebe o seu donativo, contacte-nos:
Telefone 96 012 00 94
Fax 282 08 41 82
Ajude-nos a Ajudar, fale connosco!