«No mundo, há gente notável!»

23/04/10

HUMANITARIUS, ASSINOU PROTOCOLOS DE COOPERAÇÃO COM ONG'S NA GUINÉ-BISSAU

"Protocolos de parceria, são instrumentos, que podem ajudar directamente o conceito do desenvolvimento".
Em Bissau, a 21 de Abril, foram assinados três protocolos de cooperação entre a Associação Humanitarius, a Rede Ajuda (RA), que congrega outras 18 associações, sendo esta parceira directa da Cooperação Portuguesa, ainda a ENEAPROMA e APROMODAC.
Estes três protocolos de parceria, visam tornar mais fácil a linha condutora de apoios e doações entre os parceiros, para que possam com segurança e credibilidade, ajudar suas populações, em qualquer área ou sector mais fragilizado.
Perante a supervisão da Cooperação Portuguesa, João Almeida da Humanitarius, deu a conhecer a fiabilidade e importância destas parcerias, para a causa pública que todos defendem.
Guilherme Zeverino, adido para a Cooperação, mediou esta reunião de trabalho, supervisionando o processo de assinaturas e conteúdo do protocolo.
A partir de agora, os parceiros terão facilitados todos os mecanismos de cooperação entre si, para que as doações sejam distribuídas com equidade e garantidamente, possam chegar a quem precisa. Outra das grandes opções deste acordo, será estudar um plano de trabalho na área da formação em sectores mais deficitários, que será revelado através de relatórios apresentados pelas instituições parceiras.

"ALICERCE XXI" CONCLUI SUA MISSÃO, SOB A ÉGIDE DA COOPERAÇÃO PORTUGUESA EM BISSAU

Recorde-se que o IPAD, patrocinou esta "missão" assim como a Embaixada Portuguesa na capital Guineense, que concordou que a Humanitarius como agente cooperante e parceiro, assumisse no terreno, conjuntamente com o seu adido Dr. Guilherme Zeverino, a tarefa de entrega de todas as doações.
Este quadro responsável pela Cooperação Portuguesa em Bissau, fez questão, perante a Comunicação Social, de - agradecer á sociedade civil e a todos os doadores em geral, o empenho e a colaboração dada aos Guineenses, onde sobressaí garantidamente o bom nome de Portugal assim como o seu espírito de ajuda pública ao desenvolvimento, que cada mais é importante para que países como a Guiné-Bissau, consigam uma mudança á muito desejada. O papel desempenhado pela ONG Humanitarius, é preponderante para que alguns sectores o qual se destinam estas doações, possam trabalhar com maior dignidade, proporcionando melhores condições no atendimento, no tratamento, na ajuda directa a famílias e crianças, beliscadas pela sociedade. -Reforçou, Guilherme Zeverino, no acto de entrega oficial de todas as doações feitas.
Para além desta importante acção, uma outra marcou um virar de página, no processo de cooperação. Tratam-se de três protocolos de parceria, rubricados numa reunião de trabalho, entre três ONG's Guineenses e a Humanitarius, com a supervisão do adido para a cooperação.
O futuro processo de colaboração directa com as instituições locais, ajudará em todas as frentes, quer seja nessa ponte de ligação entre agentes, quer seja na agilização de todo o processo do envio dos contentores.
O enviado da Humanitarius á Guiné, partiu dia 16 de Abril de Faro com destino a Bissau, regressou dia 22 a Portugal com todo o processo finalizado.
As instituições beneficiárias, das doações enviadas foram:
REDE AJUDA (R.A.)
AGRICE
CASA EMANUEL
HOSPITAL SIMÃO MENDES
HOSPITAL DE COMURA
MISSÃO CATÓLICA DE BUBA
ONG - ENEAPROMA
ONG - APROMODAC
PASEG (Cooperação Portuguesa)
Durante a sua presença na capital Guineense, João Almeida, (Coordenador de projectos internacionais da humanitarius), reuniu com alguns agentes de saúde, ensino e acção social, onde foram trocadas importantes informações, sobre as necessidades de cada um destes sectores.
A partir de agora, o processo de recepção e desalfandegamento dos contentores humanitários, passa a ser mais célere. Um indicador, que dará de certo mais "ânimo", aos doadores cooperantes internacionais. Uma garantia avançada pelo governo da Guiné-Bissau, que reagiu á demorada abertura do contentor, enviada por Portugal, e que se manteve no cais durante um mês.