QUANDO A ÁGUA POTÁVEL, È COMO "OURO" PARA AS ALDEIAS

Talvez seja como encontrar "Ouro", o desejo de poder beber água potável, especialmente nas aldeias mais interiorizadas da África que conhecemos. Basta sair das grandes cidades, para debater-mo-nos com o problema de poços artesanais, onde a água está, para além de contaminada, um verdadeiro perigo a céu aberto. Especialmente nesta altura do ano, em que disparam os casos de cólera, devido ao muito calor, acompanhado de chuvas constantes, onde os lençóis friáticos manifestam fragilidades e perigos vários. Assim que o coordenador da Humanitarius, visitou uma aldeia, em Manpatá (Guiné-Bissau), em que um poço comunitário, serve centenas de familias, as crianças dessa comunidade, juntaram-se em torno dele, como se esperassem, a possibilidade "milagrosa" de conseguir água pura para beber. Para além destes perigos, onde os níveis de contaminação superam qualquer perspectiva mais alarmante, a presença das crianças faz todo o sentido, como se manifestassem o seu alerta, para o que ali está.
Segundo alguns populares, não há outra saída, senão recorrerem aqueles poços de aldeia, pois a água potável, dista a cerca de cinco quilometros da sua aldeia.
A Humanitarius, visitou e registou a sua preocupação, entregando a uma organização nacional,(APROMODAC), um relatório, com a intenção de se encontrarem esforços, em produzir um ou dois furos artesianos semelhantes ao poço convencional, um (poço artesiano) é assim denominado quando as águas fluem naturalmente do solo, num aquífero confinado, sem a necessidade de bombeamento. Geralmente a sua profundidade é maior que a de um poço convencional, e em geral suas águas tem uma pureza microbiológica maior e com mais sais minerais.Em sua utilização normal para uso residencial, as águas são captadas através de canos.
Em articulação com outras parcerias, será possivel, conseguir alguma resposta a curto prazo, graças á eficácia e determinação dos agentes locais de intervenção comunitária.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA