EQUIPAS JÁ "OPERAM" EM MOÇAMBIQUE

Os primeiros dias de permanência em Pemba, têm sido preenchidos com todo o rigor e atenção, pela equipa de cooperação técnica da Humanitarius. Após a sua chegada, o "quinteto" solidário, tem-se desmultiplicado em reuniões de trabalho, e simultaneamente, na operacionalidade em escolinhas comunitárias com muitas actividades de conteúdo pedagógico e atendimento a crianças , que apresentam problemas vários em matéria de cuidados de saúde primários. Entre as muitas intervenções da Humanitarius, destacam-se duas instituições, mobilizadoras de muitas comunidades, a Paróquia Maria Auxiliadora de Pemba e a Aldeia SOS Criança.
As únicas dificuldades sentidas, referem-se, apenas e só á dificuldade de acesso á Internet, onde postar uma história diária, não é coisa fácil, devido á fragilidade da rede local.
O moral da equipa é elevado, e têm-se revelado extremamente participativo, pese embora, o calor (cerca de 34º) diários, tenha até agora sido a única grande "barreira", com que se defronta a delegação Algarvia.
A interacção diária com as escolinhas, já nos ultimos dias de escola, dado que termina agora o ano lectivo, tem sido de grande agitação e e emoção.
Por outro lado, a equipa, tem realizado encontros com comunidades de mulheres da periferia de dacidade de Pemba, onde se tem incidido uma campanha de sensibilização sobre a problemática do HIV Sida, em países como Moçambique, onde a taxa de mortalidade continua a subir evolutivamente.
A delegação composta por Rita Cristo, Marco Castro, Carlos Simões e Vanda Lucas Catita, ´são coordenadas por João Almeida, que assegura a relação bilateral com as instituições onde as equipas prestam serviço voluntário. Até agora, tudo tem corrido da melhor forma, as reacções têm sido positivas, e o seu teatro de operações preenchido por dois periodos das 07h ás 12h e das 15h ás 18h.

Comentários

  1. Um bem haja para voçês!
    Humanitarius diz tudo...Amor, dedicação, vontade de conhecer o desconhecido e de ajudar em troca de receber um sorriso.
    Um beijo dos amigos:
    Álvaro, Chefe Clara, Clarinha e Dina

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho! Força! beijinhos grandes a todos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA