ESCOLA DE MOÇAMBIQUE, SONHA COM UM PADRINHO

A Escola cristã de Lioce - Pemba (Cabo Delgado), é talvez o exemplo que poderá abrir o processo de «apadrinhamento escolar», onde com poucos euros, se pode dar maior dignidade e condições, ás escolinhas que recebem centenas de crianças no pré-escolar, poupando-as ao trabalho, ás ruas, á mendicidade e a todos os perigos que rodeam a inocência infantil. Aqui...a comunidade religiosa, presta um sério trabalho com as crianças, onde o único recurso é, bater ás portas da generosidade, para que nada lhes falte. Comunidade de Sta. Teresinha (Lioce), fica no interior da cidade de Pemba. Ao todo são 5 escolas, totalizando 500 crianças, num esforço financeiro acima do previsto, gerido pela missão católica Maria auxiliadora de Pemba. Aos pais é apenas pedido uma pequena comparticipação de ajuda, mas a maioria quase nunca paga.
Aqui, um poço a céu aberto, deteriorou a potabilidade da água para consumo, falta uma vedação em volta da escola, que ofereça melhor segurança, falta equipamento escolar, falta...uma ajudinha generosa. A maior parte destas crianças, que vai dos 3 aos 6 anos, tem aqui a sua única refeição do dia. Pelas 8h servem-se "papinhas" (Farinha de Milho), ao almoço a sua última refeição. Ás 15h o regresso a casa, e na maior parte dos casos, já mais nada comem.
A Humanitarius, deixa o convite e o apelo, ás Autarquias que possam abraçar o projecto "P.A.I.E." (Projecto de Apoio Infantil e Escolar), onde podem ser padrinhos de uma causa, comparticipando com equipamentos, material escolar, dinheiro para ajuda directa ás crianças, que lhes possa dar continuidade neste processo de construção humana, que lhes serve de preparação até ao ensino obrigatório. Cada edilidade, poderá ter a sua "Escola - Afilhada", garantindo durante algum tempo, a manutenção, apetrechamento, dando vida a cada escolinha.
A Humanitarius, vai divulgar em Setembro o seu novo projecto de apoio a estas escolinhas.
O retrato desta história real, pode ser visto, numa reportagem humanizada na missão católica de Pemba, pela "TEMPO REAL FILMES", que a Humanitarius Internacional, sugeriu e acompanhou.

FILME 2

FILME 3

"P.A.I.E." (Projecto de Apoio Infantil e Escolar), Já está apresentado no site oficial da ONG.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA