EQUIPAMENTOS E FORMAÇÃO, PARA MOÇAMBIQUE

A Administração Regional de Saúde do Algarve doou diversos equipamentos à Associação Humanitária de Apoio Social Internacional, ONG sem fins lucrativos, Humanitarius, para serem entregues em instituições públicas de saúde, em países onde «dignificar» o atendimento e o trabalho dos profissionais, em serviço nesses países, faz todo o sentido e diferença.

No âmbito deste projecto, a ARS Algarve doou os seguintes equipamentos:

- 2 Marcadores de películas «Agfa»

- 2 Marcadores de películas «Kodac»

- 2 Negatoscopios

- 4 Luz inactinica

- Equipamento «trialag» para reciclagem de produtos químicos

- 2 Máquinas de revelar «Kodac»

- Máquina de revelar «Agfa» e boião para reserva dos fixador e revelador (produtos químicos)

- Máquina de revelar automática «Agfa»

- Misturadora «Kodac»

- Misturadora «Agfa Chemix»

- Chassis «Agfa e Kodac»

- Outros (cadeiras da antiga escola de enfermagem)

De acordo com um levantamento feito pela Humanitarius sobre as necessidades dos hospitais, os equipamentos cedidos pela ARS Algarve irão para o Hospital de Pemba, Moçambique. Segundo a Carta de Compromisso, a Humanitarius assume a responsabilidade em fazer a entrega dos diversos equipamentos, com base em critérios de levantamento, realizado pela ONG, no levantamento de necessidades registadas, recentemente, onde para o efeito o Coordenador Geral, esteve em Pemba durante 3 meses, tendo estabelecido contactos ao mais alto nível da saúde Moçambicana e em unidades de saúde, dispersas por Cabo Delgado, que por protocolo justificam a sua aplicação, sob normas e regras, que regem este tipo de cooperação, em que será garantida, a boa conservação, desempenho, e utilização dos meios, ao serviço da causa pública.

Para além destes equipamentos, a ARS-Algarve, disponibiliza, de forma voluntária, dois quadros técnicos, para formação em áreas, como Ortopedia, Manuseamento do equipamento, metodologias várias entre outras, que mereceram um reconhecimento pelo Director Provincial de Saúde de Cabo Delgado. Este projecto, "Saúde-Alerta", enquadra-se nos objectivos desenvolvimento do milénio, e está a ser coordenada pela ONG algarvia, que já dispõe de uma delegação em Pemba.

A Humanitarius é uma ONG, sem fins lucrativos, que promove iniciativas de apoio directo às populações, requalificação de escolas e unidades de saúde, em países africanos de língua oficial portuguesa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA