PORTIMÃO, ESTÁ ENTRE OS CINCO MUNICIPIOS COOPERANTES COM A GUINÉ


Entrega de lembrança do povo de Buba, pelo responsável da mediação do processo de geminação, João Almeida (Humanitarius), ao Autarca Dr. Manuel da Luz, Pres. Município de Portimão.


Educar...em primeiro lugar! É com esta perspectiva, que o Município Portimonense, se junta a outros quatro municípios Portugueses, num programa de cooperação, iniciado em 2007, pela Humanitarius aquando do projecto "Escola para todos". Actualmente este município está geminado com Buba (Quinara), onde se prevê, o investimento na educação e reforço do ensino em Português, vai ser uma prioridade.

Os municípios de Santa Maria da Feira, Santa Maria de Vagos, Santarém, Portimão e Faro juntaram-se para integrar um projecto de cooperação na área da Educação na Guiné-Bissau, que tem como objectivo global contribuir para a afirmação do Português enquanto língua vernácula e do conhecimento no interior daquele país africano.
O projecto “Djunta Mon – Ensino de qualidade em Português” visa a formação intensiva de professores do ensino básico elementar das regiões de Quínara e Tombali, nas áreas de língua portuguesa, ciências integradas e matemática, bem como a formação em gestão e administração escolar para directores e responsáveis de escolas de autogestão e privadas. O apetrechamento de escolas com baús, armários pedagógicos, mesas e bancos é outra das acções a realizar.
Para além dos municípios já referidos, são parceiros e financiadores deste projecto da Fundação Evangelização e Culturas o Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), as dioceses de Bissau e Bafatá, o Ministério da Educação da Guiné-Bissau e a Cáritas de Bissau, entre outras entidades guineenses.


 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA