O HOMEM QUE PEDIU E AGRADECEU A AJUDA DOS PORTUGUESES

QUASE UM ANO, APÓS A SUA MORTE, RECORDAM-SE OS AGRADECIMENTOS E O PEDIDO EMOCIONADO DE ALADI ABDUL FATI, PARA QUE OS PORTUGUESES, AJUDASSEM O SEU POVO. (COM VIDEO)Chefe tradicional de Tabanca, Aladi Abdul Fati, de étnia Mandinga, foi o homem que sempre esteve ao lado, dos militares Portugueses, aquando da guerra colonial. Numa entrevista concedida á nossa reportagem, para um tele-documentário, meses antes da sua morte, o "homem grande" do Saltinho, nunca se cansou de apelar aos Portugueses, que nunca esquececem o seu povo. Alidi, com os seus 80 e poucos anos, faleceu vitima de doença súbita. Comovido, com a presença de uma equipa de expedicionários, vindos do Algarve, Aladi Abdul Fati, recordou velhas memórias, onde partilhava a sua alegria e vivências com os homens militares, que sempre o trataram com respeito. Este lider étnico, confessou-nos ter um respeito muito grande por quem nunca deixou, de ajudar o seu povo, e foi um crítico muito duro, sobre a politica governativa do seu país, que disse ser "dernorteada e corrupta", referindo-se óbviamente, ao anterior governo. Aladi, rematou dizendo - " estava este país, muito melhor á 30 anos atrás, pelo menos, não havia fome e tanta miséria. A guerra? Essa era no mato".
Recorda-se um extracto da entrevista desse chefe de Tabanca, que garantiu á nossa reportagem, que os marcos da história da guerra colonial na Guiné, que ficaram junto á sua Tabanca, estavam sobre a sua protecção.
A sua alma poderá descansar em paz, com a certeza, que, do pouco que possamos levar de ajuda á Guiné, as crianças e mulheres da sua Tabanca, receberão o carinho dos Portugueses que respeitou.
Obrigado Sr. Aladi.
João Almeida

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA