"AULAS DE PÓ", NÃO DESENCORAJAM A APRENDER


Por cada escola pública, ou de Tabanca, onde passamos em cada missão, nota-se uma constante "luta" para que o ensino se faça, se consiga, apesar de tantas limitações. O pó, é ainda o mal maior, de escolas, que embora dentro de um "tecto", não deixam ninguém indiferente. Muitas das "carteiras" na sala de aula, foram doadas, por cooperações várias, as paredes, os telhados feitos ou apoiados por voluntariado, mas...falta o resto.
As crianças, saem da aula mais sujas, do que entraram. Os professores, embora timidamente aleguem que isso do pó, não incomoda, também sabem dizer, que na altura das chuvas, é o lamaçal, que toma conta do espaço. 
Esta escola (na foto), todos os anos, tal como muitas outras, recebem donativos. Cadernos, Manuais,  de canetas, lápis, borrachas, réguas, giz, mochilas, blocos e tanto outro material. É nessa altura que os nossos técnicos de apoio social, ficam a pensar, se uns quantos saquinhos de cimento, não poderiam dar outra dignidade a uma sala de aula. É isso, que vamos fazer.
Esta escola em Cussilintra, vai ser feito o chão da sala de aula. Não tenhamos dúvidas, que vai ficar muito melhor. Vai dignificar a sala, que hoje, felizmente, já tem quatro paredes.


                                     APRENDER, NA ORDEM DO DIA
                         
Curiosamente, dou comigo a pensar, qual será o estimulo de uma criança, ir para a escola, muitos dos casos, com uma hora de caminhada a pé, em grupos, sem comer nada, ou...quase nada. Alguns, ingerem logo cedo uma dose de "Bianda", (Arroz). Mas a grande maioria, nada come. Chega á sala de aula, exausto em fraqueza total. 
Ora, como e porquê, se nota, que o interesse pelo estudo é notório?
Aliás esta não é uma impressão pessoal. Professores, técnicos de educação Portugueses ao abrigo do PASEG, reforçam... aprender, é coisa que estas crianças, manifestam um grande carinho.  Estranho, não é?
É por essa razão, que nos envolvemos ainda mais, nesta operação do "Escola para todos", que já dura desde 2007. Sabemos que levamos material escolar, que ajuda seriamente, esta "sede" de aprender. 
Não tenhamos dúvida alguma, os alicerces principais da vida, é a Saúde e a Educação...daí o nosso novo projecto para 2010, ser denominado de ALICERCE XXI.


Agradecimento:
Fotos cortesia de (Carlos Silva e António Camilo)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA