«No mundo, há gente notável!»

13/12/09

A "AVÓ", PARA TODOS OS QUE CONHECERAM BERTA BENTO

Seria muito extensa, qualquer história que se quisesse contar da D. Berta. A mulher de três amores, (Portugal, Cabo-verde e Guiné-Bissau), acabou um dia, já lá vão 64 anos, de ir á Guiné...e nunca mais voltar a sair da África quente. Mário Soares, na altura Presidente da República, chegou mesmo a homenageá-la, muitos respeitados notáveis da vida pública, nunca vão a Bissau, sem fazer-lhe uma visita. Deu de comer a muita gente, assim como dormida, e num qualquer caso de dificuldade, Berta nunca deixava de apoiar, fosse quem fosse. Foi a sua casa, que recebeu os primeiros cooperantes, pós guerra e também após o conflito da negra história da Guiné-Bissau.
Com os Guineenses, sempre teve um grande carinho, hoje veneram-na.
Actualmente, e desconhece-se porquê, a Pensão Central, choca-nos por estar de portas fechadas, a cor, a alegria dessa senhora, que sempre na sua cadeirinha, recebia os seus hospedes, está vazia.
Disseram-me, que Berta Bento, estaria em portugal a fazer um tratamento, porque estava muito debilitada. A "Avó" Berta, é um fragmento da história da Guiné-Bissau.
A Pensão Central, é ainda hoje uma pensão Universal.
Veja a reportagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário