CONSCIALIZAR É PRECISO.

No mês da árvore e das florestas, dedicar um pouco do nosso tempo na Guiné, para justamente alertar para a importancia e dos cuidados a ter com a floresta, foi um dos momentos das acções pedagógicas do grupo expedicionário á Guiné-Bissau. Na Missão Católica de Buba, a manhã de 2 de Março, foi composta por várias sessões de esclarecimento ás crianças de várias escolas. A equipa levou consigo muitas sementes de arvores, onde o pinheiro manso
fez parte do "espólio". Uma acção com a colaboração da Junta de Freguesia de Portimão, Direcção Geral das Florestas e Ministério do Ambiente. As crianças, receberam cada uma um diploma, onde rubricam o nome da árvore que passam a apadrinhar, onde de seguida a cada sessão, foram semear a sua árvore de uma forma simbólica, nos terrenos contiguos á missão.
Ao todo cerca de 70 crianças, composta por pequenos grupos, participaram nesta acção, com a colaboração da equipa da expedição.
Numa altura em que o perigo de incêndios descontrolados assola a região, onde muitos desses incêndios são provocados pelo homem, devido a queimadas descontroladas, ou para obterem lenha para as suas tabancas, esta participação directa dos jovens em idade escolar, pode ajudar a mudar alguns pensamentos em relação ao seu meio ambiente. Justamente no decorrer desta acção com as crianças, um incêndio deflagrara ali a escassos 2 quilômetros. Parte da floresta do Parque Nacional das Lagoas de Cufada, numa extensão de 5 Km, ardeu desenfreadamente, só parando por acção natural devido á forte humidade que caía ao final do dia, junto ao rio grande de Buba.
Esta zona é habitualmente uma "vítima" dos fogos de grande impacto, ou seja proporções enormes de selva e floresta, ardem sem que possa haver uma ajuda para os debelar. Conscientes da gravidade do problema, estas 70 crianças, quiseram participar nesta acção, assumindo uma actitude responsável e preocupada, dado o tipo de questões que colocavam aquando da sessão de esclarecimento sobre esta matéria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRESIDENTE DO IPAD, RECONHECE O PROJECTO DE AJUDA PÚBLICA AO DESENVOLVIMENTO DA HUMANITARIUS

PROMO DE RADIO, INICIA 2ª FASE DA CAMPANHA